segunda-feira, 8 de abril de 2013

Reciclagem

Rota da Reciclagem



Rota da reciclagem 

 

Reciclagem é um assunto que virou corriqueiro no nosso dia a dia atualmente - informações sobre o assunto aparecem no supermercado, quando vamos fazer nossas compras com ecobags, no jornal, nas revistas, na internet... e o brasileiro é campeão em reciclagem de alumínio e garrafas PET. Mas por outro lado, a maioria das pessoas joga nos lixões a céu aberto latas de inseticidas, pneus, entre outros materiais que não se enquadram na lista dos "recicláveis", justamente por não saberem que fim dar a esse tipo de lixo.
E como vai entrar em vigor até 2014 a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é importante que cada um de nós saiba como descartar o seu lixo no lugar certo, pois os lixões não irão mais receber materiais reutilizáveis, ou que não sejam orgânicos. Assim, para facilitar a nossa vida, a rede social ambiental Made in Forest lançou um site chamado Central da Reciclagem, que te ajuda a encontrar o melhor local para jogar o seu lixo - quando ele não se enquadra naquela categoria de separação para metal, papel e plástico.
Lá, você escolhe entre as 37 categorias qual é o tipo de lixo que você quer jogar fora. Tem de tudo - desde pneus e baterias automotivas a móveis e até venenos e agrotóxicos. Depois de selecionar o tipo de lixo a ser descartado, você é direcionado a um buscador especial, no qual você digita o nome da sua cidade, para encontrar os pontos de coleta mais próximos da sua casa. No mapa interativo, você consegue ver tanto locais que recolhem materiais recicláveis e os encaminham para reciclagem, quanto pontos de compra de materiais, que comprar recicláveis para ajudar recicladores e catadores. Para reciclar pilhas e outros tipos de lixo eletrônico
Já no caso do lixo orgânico, você pode até diminuir a quantidade de lixo que produz e transformá-lo em adubo para plantas fazendo uma composteira doméstica na sua casa, seguindo o passo a passo que fizemos junto com o pessoal do Morada da Floresta.
Viu só como hoje em dia não é difícil fazer a coisa certa, e cuidar melhor do lugar onde vive.


Dica do dia

Doação não é um ato de caridade, é um ato de amor.
Silvia Boldrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário